3ª Edição do PENSAR LISBOA - 8 de Julho
Temos o prazer de convidá-lo a a rever na integra todos os momentos do webinar através da página de Facebook e canal do Youtube.
QUAL A CIDADE QUE VISIONAMOS?
A história da cidade foi visivelmente marcada pelo terramoto que, na manhã de 1 de novembro de 1755, destruiu quase completamente a velha cidade de Lisboa que então vivia os restos da sua opulência. O Marquês de Pombal declarou um regresso à "simplicidade antiga", e assim aconteceu, de uma forma que a linguagem arquitetónica se materializou, tornando Lisboa a última das cidades antigas e a primeira das cidades modernas.
De uma forma muito mais subtil, invisível e imaterial, mas não menos poderosa, a pandemia de Covid-19 está a revelar uma nova era para as cidades. Se as cidades são as pessoas em proximidade física e afetiva, então são as cidades que estão em jogo quando a ordem é para manter a distância. Não há risco de extinção, mas sim uma oportunidade de metamorfose. O momento é propício para repensar as cidades, ajudá-las a deixar o casulo e emergir de forma diferente. Lisboa pode abrir novamente o caminho
REVEJA O WEBINAR